O caminho artístico interior

17/07/2020

O caminho artístico é um caminho visionário, ele está ligado diretamente ao despertar da criatividade. A arte cria um movimento interno, encontra um lugar tranquilo e silencioso dentro nós onde podemos criar e aprender com essa prática. A criatividade é uma obra aberta, fantasias que se tornam realidade, onde não há limites e o seu crescimento é lento e gradativo.

            O estímulo da criatividade através das atividades artísticas é um estímulo à abertura de mentes, numa mobilização que requer cuidado com o outro, pois a arte é um ato de conexão do ser interior com a inspiração, revela imagens do inconsciente. É em essência uma jornada espiritual, onde na descoberta e na recuperação de nossos poderes criativos, bloqueios são desfeitos, vidas se transformam, corações e mentes são abertos para a conexão com o outro e consigo mesmo.

Quando as pessoas entram em contato com a sua energia criativa muitas vezes seus rostos começam a brilhar, memórias vem a tona, emoções surgem, mudanças sutis e poderosas podem acontecer. O respeito e o rigor aos se aplicar as técnicas da Terapia Artística deve ser o mais cuidadoso possível.

            Mobilizar novas formas de expressão e objetos de reflexão para as pessoas é resgatar e fortalecer suas capacidades interiores, que é a ordem natural da vida, mas que ficam sufocadas por inúmeros motivos, demandas e escolhas feitas no dia a dia. 

            Arte – criatividade – vida – energia – energia criativa, uma sequência interdependente.  Nossa energia criativa vem de um sistema que usa imagens (arte), uma coleção de imagens vive dentro de nós, um reservatório interior. As rotinas rígidas, a vida estressante, as relações desgastantes, os pensamentos acelerados, entre tantas outras causas vão desequilibrando esse ecossistema interno. Dedicar um certo tempo ao processo artístico retroalimenta nossa energia criativa, e este é um caminho que promove autoconhecimento e desenvolvimento humano.